Olá leitores... como vão vocês?? Por duas semanas acompanhamos as emoções dos jogos olímpicos - que se encerram hoje - e agora vamos todos retomar nossa rotina de trabalho, estudos e é claro, muita leitura. Hoje em especial eu trouxe uma resenha que é fruto de uma leitura que foge um pouco do meu costume romântico, mas que mexeu com minha sanidade do começo ao fim...


"Você é uma péssima mãe, pensa Malorie (...) Você está salvando a vida deles para que tenham uma vida que não vale a pena."

     Passado, presente e a incerteza de um futuro. Acho que essa frase define bem a ordem, a influência e a importância dos acontecimentos da história desenvolvida em "Caixa de Pássaros". Não temos um início e sim uma sucessão e eventos passados que se intercalam e explicam o presente, porém em cada momento, em cada página temos a presença de Malorie. 

     Há quatro anos houve a primeira ocorrência, na Rússia. Enlouquecimento seguido de morte era a característica principal dos acontecimentos e estes se tornaram cada vez mais comuns, trazendo medo e terror a cada país afetado. "Fechem as janelas, fechem os olhos, não olhem para fora". Estas eram as recomendações àqueles que acreditavam que existia algo atingindo a todos os habitantes da terra. Porém, com o tempo não existiam mais aqueles que não acreditavam. O mundo estava sendo devastado e a humanidade exterminada. E em meio a todos estes acontecimentos, Malorie luta em busca de sobrevivência.


"Quão longe uma pessoa consegue ouvir?"

     Quando tudo começou, Malorie teve sua atenção dividida. Sua mente sabia que o que andava acontecendo era grave, porém a vida que estava crescendo em seu ventre roubava toda seus pensamentos e preocupações. Com o aumento das ocorrências, ela foi forçada a pensar em uma maneira de se salvar e, principalmente, salvar seu bebe. Sua luz no fim do túnel surgiu de um anúncio no jornal, que oferecia moradia a apoio em uma casa próxima ao rio. Sem ter para onde mais fugir, Malorie dirige até o local indicado no anúncio praticamente às cegas e pede ajuda. 

     Aquela casa seria o mais próximo de uma comunidade que Malorie veria em anos. Liderados por Tom, os integrantes da casa se apresentaram, um a um: Don, Cherly, Felix e Jules, e mesmo sendo bem diferentes entre si, o medo e a luta pela sobrevivência os manteriam unidos. Mas não por muito tempo...


"Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo que temos para nos defender?"

     Hoje, quatro anos depois, Malorie não é mais a mesma. Sua vida foi virada de pernas para o ar e mesmo depois de tanto tempo, seu maior objetivo é proteger seus filhos. Sua mente está repleta de questionamentos sobre ser ou não ser uma boa mãe, e se estaria mesmo fazendo o mais correto para eles. Fazer as crianças viverem naquela casa seria o mais seguro? Ou buscar uma nova oportunidade, arriscar fugir pensando no futuro delas valeria mais a pena?

     Independente da decisão de Malorie quanto ao modo em que viveriam o resto de suas vidas, sua maior missão foi treinar as crianças para ouvir. Além das paredes, além das cortinas e janelas seladas. Ouvir além do audível para uma pessoa convencional. Ela tinha plena certeza que aqueles acontecimentos não eram apenas uma tempestade passageira e a audição seria uma arma infalível na luta por um futuro melhor.

Comentários

     Well, well, well... por onde começar a falar sobre tudo o que esse livro fez com meu psicológico? Acho que seria interessante explicar o motivo da escolha do livro, em primeiro lugar, né? Então vamos lá...

     Uma amiga minha adora esse tipo de leitura, em que o autor brinca e maltrata o psicológico do leitor, e no começo do ano nós já tínhamos nos aventurado na leitura em conjunto de "A Garota no Trem" e é claro que ela foi muito mais precisa na resolução dos fatos... mas o que importa é que eu gostei muito da leitura e prometi que não seria tão resistente quanto ao gênero das próximas vezes... O tempo passou e ela também resolveu encarar um dos meus romances preferidos de Jane Austen, "Orgulho e Preconceito", de tanto eu falar na cabeça dela... e o resultado foi que eu resolvi aceitar uma de suas macabras sugestões e enfrentar o famoso thriller psicológico 'Caixa de Pássaros'.


"Que tipo de homem se esconde atrás de cobertores e vendas? A resposta é A MAIORIA dos homens"


     Não sei dizer se gostei ou não gostei. Infelizmente essa resposta não existe na minha mente! Eu achei o livro muito bem construído, os personagens perfeitamente delineados, com suas fraquezas e pontos fortes, suas angustias e seus sonhos... a descrição dos acontecimentos também foi perfeita! Eu já disse aqui algumas vezes que eu tenho dificuldade de alongar minha mente até o ponto onde o autor propõe em suas páginas, mas foi um alívio enxergar com tanta precisão cada cena proposta na história de Malerman. Se a intenção era fazer com que nos sentíssemos vendados o tempo todo, o autor definitivamente teve seu objetivo alcançado por que foi exatamente assim que eu me senti.

     O debate principal na minha cabeça foi: "O que está realmente acontecendo aqui?!?! Alguém pelo amor de Deus me responda!!"... e como um belo thriller, o autor trilha caminhos que nos fazem pensar exatamente o que ele quer. Eu tive muitas hipóteses, dividi muitas delas com a minha amiga mas obviamente que foram pensamentos desesperados de uma leitora perdida e aterrorizada. Cheguei a comparar a história com o filme "The Happening - Fim dos Tempos", lançado em 2008, mas ainda não tirei conclusões se pode ser isso mesmo... Sim, eis aqui uma leitora confusa!

     Se eu senti medo? Obvio! Eu sou a personificação da medrosidade! Este foi um dos motivos que me levaram a ler bem lentamente, já que quando eu tentei ler antes de dormir eu simplesmente tive pesadelos horríveis e perdi o sono. Enfim, já viram que isso não é pra mim, né??


"... o mundo atrás da venda é de um tom cinza doente."

     Em conclusão, eu gostaria de agradecer a indicação da minha amiga Suh e dizer que a experiência de leitura foi muito boa... mas, como eu mesma já falei pra ela, o desfecho, que poderia mudar 200% minha opinião, ou melhor, formular uma melhor opinião em minha mente, deixou um pouco a desejar. Sei que muitos leitores relataram ter amado o livro mas eu não consegui ter todas as minhas perguntas respondidas e isso me deixa enlouquecida em um final de livro.

     Vejam bem, eu não estou querendo dizer que o livro foi mal escrito ou mal finalizado (como eu acho que foram alguns livros do John Green), eu só creio que não estou acostumada com o tipo de leitura o suficiente para interpretar de modo correto. Mas se a proposta do autor foi deixar o leitor expandir seus horizontes e suas opiniões, ele foi simplesmente brilhante!

     Espero que tenham gostado da resenha e que entendam meu lado medroso e desastrado de enxergar a história... e quem quiser conversar, me mostrar algum ponto de vista ou opinião, está mais do que bem vindo!! Deixem nos comentários... ou mandem direct no instagram (@cademeulivro)... me ajudem!!! hahaha... obrigada pessoal!! Beijo beijo e até a próxima...



Caixa de Pássaros
Josh Malerman
Editora Intrínseca - 2015
272 páginas
por Izabela Elias







8 Comentários

  1. MDS Iza, não sou a pessoa mais indicada pra falar da sua resenha porque eu sempre acho elas incríveis, e essa não seria diferente. Eu entendo o seu ponto de vista, falamos dele por vários dias kkkkkkk mas você entendeu o Q do livro. Ele tem influencia do Stephen King e "Se a intenção era fazer com que nos sentíssemos vendados o tempo todo.." explica perfeitamente isso. MDS eu só consigo dizer isso lendo essa resenha - Acho que agora vai evitar ler minhas indicações macabras ne?! Eu que agradeço por ter me feito ler Orgulho e preconceito, foi uma das leituras mais diferentes e difíceis que eu fiz e estou completamente encantada com as ironias da Jane. PARABÉNS PELA RESENHA INCRÍVEL ( e não vou falar que amei as fotos porque já é super repetitivo kkkkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leny!! Ahh você sempre sendo fofa!! hahaha... (e puxa saco) <3 Mas sim, falamos muito sobre o livro e eu já entrei em uma fase de aceitação! hahahaha... realmente eu me senti vendada a ponto de sentir o sufocamento das situações!! foi tenso!! e eu NUNCA vou deixar de ler suas indicações macabrérrimas!! Estou aprendendo a ser "terrorística" hahahaha... obrigada por tudo Lenynha.. e querendo ler Jane outra vez, me chama!!

      Excluir
  2. Nooooossssa já estava louco por esse livro, agora então! Fiquei surpreso com a resenha e principalmente por você ter lido um livro fora da sua zona de conforto. Acho essas experiencias bem legais! Algora falta O Chamado do Cuco hahahah!

    Adorei as fotos como sempre!

    Um super abraço nerd!
    Att, Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luuu realmente esse está 100% fora da minha zona de conforto! hahaha... foi bem legal a experiência... e eu juro que vou encarar O Chamado do Cuco e afins logo logo hahaha... obrigadaaaa =*

      Excluir
  3. Oi, Iza! Tudo bem?
    Esse livro é muito diferente de tudo. O gostei do livro, mas concordo com você, ele poderia ser MUITO melhor se mudasse alguns detalhes no final.
    Somente esse e 172 Horas Na Lua conseguiram me deixar com sensação de medo e que a qualquer momento pode aparecer alguma coisa atrás das janelas ou entrando pela porta do quarto. Se você gostou de sair da zona de conforto, recomendo que leia 172 Horas na Lua, é um thriller gostoso de ler, além de ser bem sinistro.
    Abraços!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!! tudo bem e vc???
      Concordo. É diferente do começo ao fim!!! Mas ficou faltando alguns detalhes pra acalmar nossos corações!
      Esse 172h é da Novo Conceito, né?? Quase solicitei ele de parceria ano passado, mas fiquei com medo da capa hahahaha... quem sabe eu não dou uma nova chance. o Lucas do TSN leu ele e gostou!!

      obrigada, principalmente pela indicação!!
      beijos!!

      Excluir