Hoje eu não vim postar resenhas, nem comentários de filme. Hoje eu vim mostrar mais um pouquinho do imenso amor que eu tenho por essa escritora incrível que completa 240 anos e que transbordou amor em todas as suas histórias, até o último momento de sua vida. Quem ai quer um pedacinho de bolo??

“Não tenho medo de mostrar meus sentimentos e de fazer coisas imprudentes, pois acredito que o que não se mostra, não se sente. Coisa que talvez surpreenda muito a você, pois os seus sentimentos são tão guardados que parecem não existir realmente.” 

            



            Jane Austen nasceu no dia 16 de dezembro de 1775 em Steventon, Hampshire, na Inglaterra. Por volta do ano 1788, Jane já havia vivenciado muitas histórias que a fariam ter uma bagagem imensa para suas próprias novelas. Neste mesmo ano, foram escritas algumas paródias da literatura da época que mais tarde iriam compor a coletânea Juvenilia, carregada de humor e divertimento para toda a família de Jane. Em seguida, de 1795 a 99, os primeiros esboços de algumas das novelas mais conhecidas em todo mundo foram traçados e ‘Razão e Sensibilidade’, ‘Orgulho e Preconceito’ e ‘A Abadia de Northanger’ ganharam vida. Nesse tempo, seu pai George tentou publicar Orgulho e Preconceito, porém não obteve sucesso. Apenas por volta de 1810 que Jane conseguiu publicar Razão e Sensibilidade, porém de forma anônima com a descrição ‘By a Lady’ em sua contracapa.

“Não é o tempo e nem a oportunidade de determinam a intimidade, é só a disposição. Sete anos seriam insuficientes para algumas pessoas se conhecerem, e sete dias são mais que suficientes para outras.” 


          Em janeiro de 1813 veio a publicação de Orgulho e Preconceito também, e desde então Jane começa a trabalhar com muito mais dedicação às suas histórias. Mansfield Park e Emma vieram como lançamento em 1814 e 15, juntamente com as novas edições das primeiras novelas, e o sucesso de Jane estava apenas começando. Com o apoio integral de seu irmão Henry, Jane conseguiu mostrar para o mundo que ela era a verdadeira dona de todas aquelas histórias que há alguns anos já encantava muitas pessoas. Em dezembro de 1815 em Chawton Vilage, Jane publica Emma e começa a finalizar os últimos retoques em Persuasão, porém cerca de um ano depois a escritora começa a sentir-se mal e se muda para Winchester para receber tratamento médico.


E por falar em Chawton Vilage, eu tive a imensa oportunidade de conhecer um pouco mais desse lugar mágico quando eu estive na Inglaterra. A vila fica em Alton, Hampshire, cerca de 1h20 saindo da plataforma de Waterloo em Londres. Eu estava em uma viagem “mãe e filha” com a minha mãe, realizando cada sonho possível e impossível que já tive na vida (com o tempo vou contando pra vocês mais desses momentos) e foi ai que fomos parar nesse lugar mágico.


“Ela é tolerável, mas não bela o bastante para me tentar. Não estou com ânimo no momento para consolar jovens rejeitadas por outros homens”.



A manhã do dia 28 de setembro do ano passado foi bem agitada. Pegamos o metro de onde estávamos hospedadas direto para Waterloo e de lá, para Alton. Fizemos questão de não desgrudar o olho de cada pedacinho da paisagem, fazendo aquele esforço pra que as cenas fossem fixadas de modo permanente na nossa memória, e hoje tudo que eu sinto é saudade e tristeza por não lembrar tão detalhadamente de tudo que vivemos. Mas deixando esse sentimento de lado, chegamos a Alton! Que emocionante! Realizando mais um sonho que era andar pela cidade do interior de algum país desconhecido. Teríamos que pegar um taxi para chegarmos até nosso destino mágico final, e logo que viramos a esquina eu fui invadida por aquele aperto no peito e vontade de chorar que eu só sentia quando lia algum romance. E naquele momento eu estava praticamente vivendo um! Onde estava Mr. Darcy??

(Imagem da internet)

Conhecer um dos lugares onde a Jane viveu foi muito mais do que um simples sonho realizado e eu sei que nada do que eu tentar falar aqui vai chegar perto do que eu senti ao pisar naquela casa. O cheiro de madeira e lavanda, de coisa antiga também... de livros clássicos (eu me recuso a dizer que eram velhos). A disposição dos móveis, a mesa onde Jane escreveu Emma, sua cama com dossel de princesa, suas vestes... seu vestido de noiva nunca usado. Cada pedacinho tinha amor. Não só pelo fato de ter sido da Jane, pois eu sei que essa não foi uma época de muitas alegrias para ela, mas porque existiam pessoas que cuidavam do que restou e com carinho eternizaram seus momentos ali vividos.

(árvore genealógica)
 





(A cozinha)


(Recados deixados para Jane)


(Primeira edição de Mansfield Park - Manuscrito)

(Esta foto até hoje me faz chorar. Nessa mesa muitas palavras foram escritas por Jane)

(Quarto da Jane) 



 (Cheiro de Lavanda)




Eu poderia finalizar esse post continuando a história a Jane (essa era a proposta inicial), mas não quero falar sobre sua vida amorosa um tanto quanto inusitada e finalizar com suas últimas palavras em seu leito de morte, pelo menos não hoje e não agora. Para mim ela ainda vive e seus livros estão ai para provar isso. E por que falar do fim se podemos comemorar o dia em que ela vive??

"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e a amo ardentemente."

Bom, eu vou ficando por aqui, acho que ja me emocionei demasiadamente haha... Não preciso nem dizer que eu recomendo todas as leituras né??  Espero que tenham gostado da matéria, das fotos, e que o fato de ter realizado esse sonho meu faça com que vocês vão atras de realizar os seus também. Vale a pena!! Ah, essa história não acabou ainda!! Qualquer dia eu volto para contar mais um pouquinho sobre essa viagem inesquecível!!

Até mais pessoal, e Feliz Aniversário Jane Austen 


11 Comentários

  1. Amei o post! Não conhecia muito bem a Jane, mas posso dizer que me apaixonei por ela <3 AMEI as fotos..!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu!!! Realmente tudo relacionado a Jane é muito apaixonante!!! Espero que um dia vc tire um tempinho pra ler... <3 *-*

      Excluir
  2. Nossa,como é bom ler coisas assim! Sou incondicionalmente apaixonada por livros!E esse blog é apaixonante!! Virei fã!! 💞 💞 💞 💞 💞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ilana!! Muito Muito obrigada por tudoooo!!! Eu tbm sou extremamente apaixonada por livros... <3 Espero que continue acompanhando o Blog e deixando seus comentários!! beijão!

      Excluir
  3. Nossa,como é bom ler coisas assim! Sou incondicionalmente apaixonada por livros!E esse blog é apaixonante!! Virei fã!! 💞 💞 💞 💞 💞

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quero muito começar a ler Jane Austen, tipo o mais rápido possível! Já tenho até a edição, mas falta tempo :/

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara!! Eu recomendo que leia quando tiver tempo exclusivo só pra os livros da Jane.. não é uma leitura muito facil, mesmo sendo cheia de amor e emoção... são livros que além de despertar sentimentos eternos, nos ensina um vocabulário mais requintado... vale a pena se dedicar! Maaaas... assim que ler, me conte o que achouuu!! beijoss!

      Excluir
  5. Um lugar realmente maravilhoso! Que bom que realizou o seu sonho. Jane Austen foi realmente uma possoa muito especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!! Seja bem vinda.. <3
      Sim, realmente foi a realização de um sonho, amo a Jane e suas histórias a tanto tempo, que nem sei!! Você ja foi lá também???

      Excluir
  6. Amei o post, principalmente as fotos!
    Estou lendo "As memórias perdidas de Jane Austen".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada!!!
      Eu tbm estou lendo esse livro!! Simplesmente maravilhoso! estou amando... logo logo posto a resenha dele aqui no blog!
      Beijos

      Excluir