Às vezes um simples gesto muda o rumo do nosso dia. E foi exatamente a decisão de assistir A Esperança, hoje mesmo, logo saindo do serviço, que deixou meu dia sensacional. Tudo foi muito inusitado e engraçado. Comprei meu ingresso para as 13h30, legendado please e, quando o filme começou a rodar, era dublado (WTF???). Pois é.. imaginem a comoção da galera dizendo: “eu paguei legendado, como assim??”. 

     Passados 20 minutos de filme, reiniciaram tudo... e agora sim podemos conversar melhor!!


    Já que é pra falar de toda a emoção... vamos aos comentários detalhados, desde o comecinho de tudo...

     O Livro

    Li a trilogia em 2013 se não me engano, e tudo que eu amei na leitura de Jogos Vorazes e Em Chamas, eu odiei em A Esperança, na mesma intensidade. Fiquei inconformada com a escrita e a construção dos fatos nesse último livro. Foram páginas corridas, com acontecimentos embolados e que dificultavam a visualização das cenas e eu me peguei muitas vezes relendo capítulos inteiros pra tentar me organizar. Tá, eu confesso que eu sou um pouco chata com os detalhes na leitura, mas foi um livro que me incomodou justamente pela bagunça desses detalhes. Enfim... o resumo disso tudo é que desde o filme anterior eu venho dizendo que a adaptação cinematográfica foi muito melhor estruturada que o livro, e hoje e tive mais uma prova magnífica desse fato!

      O Filme
   
   Começando exatamente de onde parou no filme anterior, Katniss se recupera da tentativa de enforcamento que sofreu, mas seu desejo de manter o Peeta vivo e seguro ainda permanece. Existe ali um conflito “pacífico” entre Gale e Peeta pelo amor de Katinss, enquanto o maior desejo da garota em chamas é acabar com a vida de Snow e, consequentemente, colocar um ponto final na guerra que vem matando milhares de pessoas. Bom, eu acho melhor não contar tudo, e deixar vocês assistirem... mas vale a pena destacar algumas passagens.

    A primeira delas é a atuação do Josh Hutcherson, ainda impecável como no último filme, com expressões intensas e apavorantes no começo, que com o passar do tempo foram suavizando, acompanhando a própria evolução do personagem. Perfeito!


    A equipe dos soldados que estavam contra a Capital, ao lado da Katniss foi sensacional, personagens muito bem estruturados, principalmente o Boggs que eu adorei e também Pollux. Já criação do Halo, suas funções, mostrando os Pods e todas as armadilhas não foi exatamente como eu imaginei, e sim muito melhor do que eu esperava. Acho que não seria muito correto falar que este filme não teve uma edição dos Jogos, pois as armadilhas, as perseguições, as mortes, os bestantes e toda a tensão foram muito mais intensos. Como disse o Finnick, “Sejam bem vindos à 76ª edição dos Jogos Vorazes”.

    Como sempre o figurino, a maquiagem, cenário, fotografia... todos sensacionais. Francis Lawrence apostou as melhores cartas nas cenas de ação e luta, que foram muito angustiantes e, pelo fato de ter lido antes e já saber dos acontecimentos, eu me peguei muitas vezes roendo as unhas e sofrendo por antecipação, aguardando os momentos de tragédia.





    Nem preciso mencionar que eu chorei alguns litros ali né? Primeiro que eu já estava tensa que era o último filme, e eu não queria (e ainda não quero) que acabasse. Depois, seguindo a sequência dos fatos, veio o casamento maravilhoso do Finnick e da Annie...



... o abraço de despedida da Katniss na Prim...


    Foi bem difícil não me emocionar com as “perdas” (to sensível), algumas em especial que doeram até no fundo da minha alma e que foram muito melhor representadas no filme. Principalmente durante a fuga dos bestantes nas passagens subterrâneas e também quando acontece a armadilha com os paraquedas de suprimentos. Foi extremamente torturante esses momentos. (Deixa eu parar de falar pra não dar spoiler)

    E pra acabar, mais dois comentários do final do filme. Mesmo depois de passar por tanta coisa, Katniss consegue planejar e colocar em prática seu último plano tático para acabar com o verdadeiro inimigo que insiste em tomar a liberdade do povo de Panem. A cena que mostra essa parte foi de arrepiar até a sobrancelha e eu senti que muita gente no cinema ficou em choque! 


    E pra fechar com chave de ouro essa incrível produção, Katniss tem sua chance de começar uma vida nova ao lado daquele que ela lutou e teria dado sua vida para proteger. Posso desmaiar mais uma vez???

    Por enquanto esses foram os principais comentários sobre o filme, eu ainda fico arrepiada e sinto que algumas cenas viraram um eco eterno dentro da minha memória. Quem assistiu, ou quando vocês assistirem, deixem nos comentários a opinião de vocês, o que mais gostaram, o que mais te fez chorar ou arrepiar... ou frio na barriga... comentem!!! Espero que tenham gostado...


Beijo, Beijo... e até o próximo post!


Deixe um comentário